fbpx

Terapias

Osteopatia

   Visa tratar do ser humano de forma global, baseado no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada, utiliza somente as mãos para realizar o diagnóstico osteopático e tratar de seus pacientes.

   Para o bom tratamento Osteopático é necessário que o profissional possua vasto conhecimento teórico em anatomia, fisiologia e biomecânica humana, além de muita prática na análise manual das disfunções. Visamos assim, com o tratamento, descobrir as causas dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois tratar as suas consequências, no intuito de restabelecer as funções primitivas. A Osteopatia compreende que o corpo humano possui um sistema fundamental para a cura – o sistema imunológico – cuja ação permite a autorregeneração e o restabelecimento das funções alteradas. Cabe ao Osteopata auxiliar o sistema imune através da realização de um diagnóstico osteopático bem elaborado e fundamentado, permitindo a escolha e a execução de técnicas osteopáticas específicas para cada alteração.

   Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, acometidas de dores lombares, torácicas, cervicais, dores de cabeça, cólicas menstruais, ciatalgias, alterações funcionais digestivas e respiratórias, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, além de muitas outras, podem consultar um Osteopata e se beneficiar do tratamento.

Podoposturologia

   O tratamento podopostural é indicado para todos que possuem dores nos pés, alterações anatômicas como o pé plano ou cavo, deformidades do crescimento, desequilíbrio postural e muito mais. Através de uma criteriosa avaliação física, associada a tecnologia de baropodometria e estabilometria o profissional identifica e prescreve a palmilha postural específica para cada paciente.

   O Tratamento em podoposturologia visa corrigir a postura, pisada e equilíbrio, por meio da intervenção em um dos captores posturais do corpo. Os captores são receptores de informações do ambiente à nossa volta, e que, passam estas informações ao cérebro.

   O corpo humano, possui cinco captores: Visão, Sistema labiríntico, Oclusão dental e a Pele. Ocorre que, na maioria das vezes, o contato da pele com o ambiente ocorre por meio dos pés, com o simples fato de caminhar ou ficar parado nesta postura.

   Desta forma, o fisioterapeuta busca modificar a informação recebida pelos pés, para alterar desequilíbrios posturais que o indivíduo possa ter e que estejam relacionados com a queixa do paciente. Assim, é restabelecida a homeostasia(equilíbrio) de vários sistemas do corpo, sobretudo, o sistema locomotor.

   Ao final da avaliação, é desenvolvida e moldada para o paciente uma palmilha postural específica para os seus pés, a qual possui a capacidade de auxiliar no tratamento e corrigir várias disfunções do corpo de forma global, equilibrada e eficaz.

O tratamento é indicado para indivíduos acima dos 8 anos de idade, ante a necessidade da formação do arco plantar, e não possui limite de idade para seu uso. A utilização da palmilha é recomendada para: Esporão de calcâneo, Fasceite Plantar, Metatarsalgia, Fraturas de membros inferiores e assimetrias anatômicas, pé diabético, torto congênito e muitos outros casos.

Reabilitação e Treinamento funcional

   Indispensável para uma boa recuperação de traumas, cirurgias e quadros dolorosos do movimento humano, o tratamento visa restabelecer a funcionalidade e os movimentos corretos do corpo, bem como a capacidade original que foi perdida.

   No tratamento em ortopedia utilizo métodos, técnicas e conceitos atualizados e reconhecidos com protocolos já internacionais para promover aos meus pacientes os resultados imediatos e duradouros que tanto procuram. Desta forma, faço uso de um programa de Reabilitação Funcional, o qual visa restabelecer os padrões de movimento humano de forma completa, afim de manter os resultados das demais terapias associas.

   Neste conceito, respeito o desenvolvimento humano, através da utilização de posturas e ações promovidas na primeira infância, quando a criança aprende e refina os padrões de movimento que utilizamos nos dias de hoje, como correr, andar, agachar e se curvar.

   O programa contempla o tratamento a vários tipos de doença e disfunções, previamente avaliados e tratados. Têm-se como exemplo a dor lombar que é a segunda maior causa de queixas dos pacientes, só perdendo para as dores de cabeça, um problema que atinge mais de 80% da população mundial, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Até lesões de outras articulações do corpo, como ombro, joelho, quadril, dentre outras. É indicado para todo e qualquer paciente, independente da idade, que vise restabelecer a qualidade na execução dos movimentos humanos, seja de forma curativa ou mesmo preventiva.

Fitoterapia e Ortomolecular

   Com o uso de produtos naturais, fórmulas comprovadas e manipuladas sob medida para cada paciente, podemos auxiliar no mecanismo reparatório do corpo humano, afim de restabelecer o equilíbrio, reduzir dores e melhorar as funções físicas e químicas do paciente.

   Durante a consulta na área de Ortomolecular, o profissional faz uso de fórmulas manipuladas, afim de auxiliar o processo de auto cura das mais variadas disfunções que o corpo humano pode apresentar.

   Sob uma ótica diferenciada, o Fisioterapeuta Osteopata é capaz de auxiliar de maneira natural o seu organismo a se curar, observando sempre o paciente de maneira global, ou seja, relacionando os achados clínicos ao quadro funcional do paciente e todas as correlações com suas queixas e dores.

   Assim, por meio da realização de exames laboratoriais e exames clínicos realizados no próprio consultório, são identificadas as carências do organismo, as quais são reparadas com o uso de suplementos, fitofármacos e até mesmo a reeducação de alguns hábitos cotidianos do paciente que interferem no equilíbrio e bom funcionamento de seu organismo.

   Os exames monitoram as vitaminas, minerais, coenzimas, aminoácidos, alterações funcionais no metabolismo intestinal e gástrico, a atividade hepática, dentre outras funções no meio químico. Dessa forma, complementa-se o tratamento do paciente de maneira natural e sem o uso de qualquer medicamento sintético, contribuindo de forma significativa para um tratamento eficaz e holístico.